segunda-feira, 8 de fevereiro de 2010

A Dake tem utilidade? Não há obras mais úteis?


O principal argumento daqueles que defendem a publicação da Bíblia de Estudo Dake é a sua suposta utilidade. É inegável que esta publicação tenha algum valor. Mas continuo pensando que uma grande editora como a CPAD poderia publicar outras obras de valor mais estimado. Há muitos livros muitíssimos mais profundos que estão livres de opiniões heterodoxas. Aliás, a CPAD já publicou outras obras bem mais interessantes do que a Dake, sendo elas de ótima qualidade.

Então, em lugar de gastar R$ 129,90 em uma obra com claras heresias e de conteúdo superficial, prefira estas outras publicações da Casa Publicadora. Segue a lista:

Comentário Bíblico Pentecostal- Novo Testamento

Escrito por uma equipe de eruditos pentecostais, este livro é rico em informações históricas, culturais e teológicas.

Guia do Leitor da Bíblia

Escrito por Lawrence O. Richards, professor do Seminário de Dallas, este é um ótimo livro que resume bem as Sagradas Escrituras em comentários pontuais. Outra obra do mesmo autor, que é complemento desta, traz uma análise mais profunda do Novo Testamento. Trata-se da obra Comentário Histórico-Cultural do Novo Testamento.

Dicionário Bíblico Wycliffe

Um dos dicionários bíblicos mais completos em língua portuguesa. Com mais de duas mil páginas, o dicionário traz diversos artigos sobre os mais variados assuntos do campo teológico.

Comentário Bíblico Matthew Henry- Novo Testamento

Antigo, profundo, devocional e erudito. Tais características marcam este clássico da literatura protestante.

Tenha todas essas obras na minha pequena biblioteca. Todas são boas, profundas e teologicamente confiáveis. Infelizmente não posso dizer o mesmo da Bíblia de Estudo Dake. Quanto mais foleio esta bíblia de estudo, mas convicto fico de suas confusões e superficialidade. Já leu algumas notas? São opiniões fracas, meio senso comum, cheia de “curiosidades bíblicas”, mas de pouca aplicabilidade e conhecimento histórico-cultural. Nem vou falar das heresias, pois essas já estão claras na internet e no livro Cristianismo em Crise (CPAD), de Hank Hanegraaff, que é presidente do Instituto Cristão de Pesquisas (ICP).

Quando tempo, recursos humanos e dinheiro foram gastos em uma obra ruim como a Dake? O fato é um alerta para um critério mais rígido na escolha de obras para a publicação na editora. Além disso, toda essa polêmica mostra que parte do povo evangélico já não engole qualquer coisa. Essa é talvez a melhor notícia de toda a polêmica.
http://www.teologiapentecostal.blogspot.com/

0 comentários:

Postar um comentário

Advertisement

 

Copyright 2008 All Rights Reserved Revolution Two Church theme by Brian Gardner Converted into Blogger Template by Bloganol dot com