domingo, 14 de março de 2010

Túmulo de Raquel deverá se tornar patrimônio de Israel


O primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, anunciou neste domingo, durante o conselho de ministros “que concordava em incluir na lista de bens dos Estado o Túmulo de Raquel e a Gruta dos Patriarcas”, declarou à AFP seu porta-voz Mark Regev. Netanyahu deseja inscrever dois locais da História santa, em Belém e Hebron (Cisjordânia), considerados fontes de tensão político-religiosa, ao patrimônio de Israel.

O Túmulo de Raquel fica na entrada de Belém, perto de Jerusalém, e o Túmulo dos Patriarcas, em Hebron, no sul da Cisjordânia ocupada.

O anúncio, altamente simbólico, foi aplaudido pelo conselho dos assentamentos judeus na Judeia-Samaria (nome bíblico da Cisjordânia) e pelo grupo de pressão pró-colonização na Knesset (Parlamento).

O Túmulo de Raquel onde, segundo a tradição, está enterrada a matriarca bíblica, é um lugar de culto judeu.

A Gruta dos Patriarcas (da Bíblia) em Hebron – ou Mesquita de Ibrahim (nome muçulmano de Abraão) para o Islã – é local santo judeu e muçulmano.

Devido a tensões entre palestinos e israelenses, a Gruta dos Patriarcas está dividida em duas partes – uma para os fiéis muçulmanos e outra para os peregrinos judeus, desde o massacre de 29 fiéis palestinos num recanto de orações por um colono israelense em 25 de fevereiro de 1994.

O governo israelense dedicou domingo um orçamento de mais de 100 milhões de dólares para preservar 150 sítios históricos de Israel.

Fonte: AFP

0 comentários:

Postar um comentário

Advertisement

 

Copyright 2008 All Rights Reserved Revolution Two Church theme by Brian Gardner Converted into Blogger Template by Bloganol dot com