quarta-feira, 10 de fevereiro de 2010

Um novo hino nacional judaico?


Pat Boone canta comovente canção sobre a terra de Israel como a aliança de Deus com seu povo
Julio Severo
O jornal Jerusalem Post, em sua edição de 7 de fevereiro de 2010, decidiu falar um pouco sobre Pat Boone. Há muitas coisas para se falar dele: descendente direto do legendário Daniel Boone, cantor famoso no início do pop e rock, ator, etc.
Quem é que não se lembra do filme A Cruz e o Punhal, onde um jovem pregador rural da Assembleia de Deus vai à mega-cidade de Nova Iorque com um sonho de Deus de ajudar os jovens nas drogas e marginalidade? O pregador, David Wilkerson, foi interpretado no filme pelo próprio Pat Boone, que, assim como muitos jovens, foi impactado pelo ministério de Wilkerson, onde a base da vida cristã bem-sucedida era o batismo e os dons do Espírito Santo.
Mas o que chama a atenção do Jerusalem Post é que esse homem que vendeu mais de 40 milhões de discos, esteve nas paradas de sucesso 40 vezes e tenha estrelado mais de 12 filmes de Hollywood em sua contínua carreira de 55 anos está atraindo fãs judeus do mundo inteiro com sua canção “Theme to Exodus”.
Diz o Jerusalem Post: “Não é só os judeus, mas também os apoiadores cristãos de Israel que estão se sentindo cativados com ‘o segundo hino nacional judaico’, como Boone, de 75 anos, chama afavelmente a canção que ele dramaticamente canta: “This land is mine, God gave this land to me” (Esta terra é minha, Deus deu esta terra para mim).
Na semana passada em Jerusalém, o outrora ídolo dos adolescentes fez uma apresentação improvisada da canção para os 170 membros da delegação evangélica americana da qual ele fazia parte, trazida pelo ex-candidato presidencial americano e hoje apresentador do programa de TV FOX News Mike Huckabee.
Boone disse que foi muito importante para ele cantá-la em Jerusalém.
“Desde que eu era menino, eu lia as histórias da Bíblia e me apaixonava por Israel. As histórias eram reais para mim. Cresci sabendo que tudo o que críamos vinha diretamente do judaísmo. E como diz o Novo Testamento, somos adotados e recebidos na família do povo escolhido de Deus”, disse Boone.
A canção “Theme to Exodus” foi baseada na trilha sonora do filme “Exodus” de 1960, produzido por Otto Preminger e adaptado do livro de Leon Uris relatando a saga de Ari Ben-Canaan.
Com a devida autorização dos produtores, anos atrás Boone introduziu letra na música que só existia instrumentalmente, porém teve alguma dificuldade de escrevê-la até que, conforme suas próprias palavras, brotou de seus lábios a expressão “Esta terra é minha”.
Boone disse: “Eu estava lendo sobre Ari Ben-Canaan no livro, e pensando em Moisés e Josué e compreendi que a letra tinha de ser pessoal… Quando essas quatro palavras saíram dos meus lábios, eu disse: é isso aí — essa é a história toda. Peguei um papel para escrevê-la, e imediatamente ‘Deus deu esta terra para mim’ brotou. E em 20 ou 25 minutos, eu havia escrito a letra inteira… eu havia escrito o que se tornou o segundo hino nacional judaico. Para mim, isso foi muito relevante, pois era uma fusão de tudo o que creio se fundindo. Esta terra é a aliança de Deus com seu povo, e isso nunca vai mudar”.
Durante uma visita a Israel logo após a Guerra do Yom Kippur, Boone foi visitar as tropas de Israel nas Colinas de Golã, e os soldados israelenses lhe pediram para fazer um concerto improvisado num abrigo militar. Ele cantou uma de suas canções famosas e então disse: “Ei, deixem-me cantar agora esta outra”. E ele cantou “Exodus”: “Está terra é minha”.

Boone relembra: “Anos mais tarde, me encontrei com Yitzhak Rabin em seu gabinete e lhe disse sobre aquela minha visita ao abrigo militar, e ele pegou um mapa e apontou o local para mim. ‘Você cantou uma profecia’, disse ele. ‘Onde você cantou “Deus deu esta terra para mim” é agora parte do mapa de Israel’”.
A seguir, o Blog Julio Severo disponibiliza a canção, cantada pelo próprio Pat Boone, e a versão instrumental:
Canção: http://www.youtube.com/watch?v=5znQlTgTgFk
Instrumental: http://www.youtube.com/watch?v=lzgiTkuhbaY

Fonte: www.juliosevero.com

0 comentários:

Postar um comentário

Advertisement

 

Copyright 2008 All Rights Reserved Revolution Two Church theme by Brian Gardner Converted into Blogger Template by Bloganol dot com